Uncategorized

Livros recomendados para este Verão

Estive a fazer a lista dos 5 livros que recomendo para este verão (não foi fácil!) e convidei alguns amigos para recomendarem alguns livros sobre Marketing, Marketing Digital, Gestão ou Empreendedorismo.

Abaixo conseguem encontrar estas excelentes sugestões!

As minhas sugestões

virginiac

Senior Director, Marketing Management at Socialbakers

 

virginia

 

 

1. Rework por Jason Fried

2. It´s not how good you are, but how good you want to be por Paul Arden

3. Elon Musk: Tesla, SpaceX, and the Quest for a Fantastic Future por Ashlee Vance

4. Creativity, Inc. por Ed Catmull

5. The Everything Store por Brad Stone

Foi um enorme desafio escolher apenas 5 livros!

Os livros  “Elon Musk: Tesla, Spacex and the Quest for a Fantastic Future” e o “The Everything Store”, foram 2 livros que li recentemente e que se revelaram excelentes lições de empreendedorismo. Isto é, mostram como Jeff Bezzos e Elon Musk construíram os seus impérios: as  principais decisões que tomaram, os desafios que enfrentaram.

Sem dúvida, que estes livros se revelaram particularmente interessantes por estar a trabalhar na Socialbakers,  uma startup que lida com desafios semelhantes aos destas grandes empresas.

Os livros, “Rework”, “It not how good you are, it´s how good you want to be”, são livros muito práticos que partilham várias dicas de metodologia de trabalho e gestão que aplico no meu dia-a-dia. Diria que são reflexões sobre como trabalhar de forma mais eficaz.

O “Creativity, Inc.”, considero-o um híbrido. Por um lado revela a história de Ed Catmull e o seu percurso enquanto (excelente) profissional, e detalha a história de empresas como a Pixar. Por outro lado, o livro partilha excelentes dicas de gestão e de liderança.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Gabriel Augusto
gabriela

Director da FLAG

gabriela

 

1. Focus por Daniel Goleman

2. Drive por Daniel H. Pink

3. Start with Why por Simon Sinek

4. The Power of Habit por Charles Duhigg

5. Blue Ocean Strategy por W. Chan Kim e Renée Mauborgne

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Marcos Castro

marcosc

Director da Categoria Futebol na Prozis 

 

marcosc

 

1. Marcating: gestão estratégica da marca por João Diogo;

2. O Mundos das Marcas por Rita Clifton e John Simmons;

3. b-Mercator: Blended Marketing por Pedro Dionísio, Joaquim Vicente Rodrigues, Hugo Faria, Rui Nunes e Rogério Canhoto

4. A Arte da Guerra no Marketing por Pedro Miguel Barbosa;

5. Tribes por Seth Godin.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

André Novais de Paula

André

Director of Creative Strategies at Directimedia | Direct Marketing | Digital Marketing | Social Media

andrénp

1. Whatever You Think, Think the Opposite por Paul Arden

Um dos meus livros preferidos de todos os tempos. Foi uma fantástica surpresa quando o comprei e descobri que era tão fantástico. Confesso que já ofereci algumas dezenas deste livro. O livro irmão do mesmo autor, “It’s Not How Good You Are, It’s How Good You Want to Be”, não lhe fica atrás.

2. Meatball Sundae: Is Your Marketing Out of Sync? por Seth Godin

O Seth Godin é um dos meus autores favoritos e aconselharia qualquer um dos seus livros sem piscar os olhos. A base do livro é como duas coisas deliciosas dão uma combinação tão má. Para mim os livros do Seth Godin são uns dos mais intemporais que conheço. Podem passar muitos anos e continuam a ser relevantes. Além disso este autor tem a fantástica habilidade de explicar o óbvio de formas que ninguém o tinha feito antes. Dos seus livros este é o meu preferido e o que mais me marcou.

3. The Tipping Point: How Little Things Can Make a Big Difference por Malcolm Gladwell

Mais um dos meus autores favoritos e do qual poderia recomendar qualquer um dos seus livros. Escolhi este porque me permitiu perceber melhor quais os factores que influenciam como uma ideia se pode tornar num movimento de sucesso. O mais interessante é que tal como os outros livros do Malcolm Gladwell, o Tipping Point, está recheado de exemplos interessantes.

4. Jab, Jab, Jab, Right Hook: How to Tell Your Story in a Noisy Social World por Gary Vaynerchuk

Gosto do Gary Vaynerchuck. Gosto que ele esteja focado no Cliente e em vendas. Gosto que ele não se perca em BS. Além disso ele é um fantástico exemplo do Walk the Talk. Este livro é muito interessante e apresenta inúmeros exemplos interessantes

5. How to Win Friends and Influence People por Dale Carnegie

O clássico dos clássicos. Este livro foi publicado pela primeira vez em 1936. Sim, 1936. O fantástico é que continua completamente actual já que se baseia na natureza humana e essa pouco mudou ao longo dos anos. Para quem procura melhorar os seus social skills este é um óptimo ponto de partida.

«««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««

Frederico Carvalho

1581406

Digital Sales Consultant | Managing Director SMSonline.pt | Founder CLICKSUMMIT.org marketing & sales conference

fredericoC

1. Levantar Voo! por Merrick Rosenberg, Daniel Silvert

O livro é de rápida leitura, tratando-se de um fábula divertida e fácil de entender, que não só permite maximizar o nosso  potencial através do auto-conhecimento, como aprender padrões do comportamento humano, para influenciar outros. Quando chefiava uma equipa de 12 pessoas, numa das últimas agências onde trabalhei, este livro e a formação que se seguiu tiveram um impacto importante na forma como passei a identificar os estilos de comportamento dos outros e escolher as melhores formas de interagir.

2. The Sales Acceleration Formula por Mark Roberge

Tomei conhecimento deste livro no serviço de audio-livros da Amazon, o Audible. Fiquei tão fascinado, que depois de ouvir, comprei o livro fisicamente e reli avidamente. É um livro especialmente interessante para pessoas que gostam e trabalham em vendas, tendo em conta os processos  e orientação para métricas. Escrito por Mark Roberge, da HubSpot Sales Division, o livro, traz conteúdos úteis de como construir uma equipa de vendas, aplicar os dados, gestão na contratação, formação, e profissionalização na área de de vendas. Recomendo a leitura especialmente para seniores de vendas e executivos de marketing.

3. BLINK por Malcolm Gladwell

Este livro redefiniu as minhas opções temáticas na compra de livros. Na pratica Blink é um livro sobre como pensamos, sobre as escolhas que parecem ser feitas, num instante num piscar de um olhos. Partindo de vários exemplos, estudos e casos concretos, Malcolm Gladwell recorre a factos para explicar como os nossos cérebros realmente funcionam. Blink revela que as pessoas que tomam decisões não são necessariamente aqueles que processam mais informações ou passam muito tempo a deliberar, mas aqueles que aperfeiçoaram a arte de “thin-slicing”, filtrando os factores mais relevantes a partir de um número esmagador de variáveis.

4. DRIVE por Daniel H. Pink

O livro expõe a discrepância entre o que a ciência sabe sobre motivação humana, e o que as empresas, através dos seus líderes aplicam. É um livro inspirador para alguém já lidera ou pretende vir a liderar equipas. O André Novais de Paula, emprestou-me o audio-livro e fiquei fã deste autor, tendo em conta as técnicas criativas e específicas, para fomentar a autonomia e aplicar recompensas que motivem outros a pensar e agir no caminho certo.

5. Marketing Ombro-A-Ombro por João Pinto e Castro

O autor relata vários casos de estudo de empresas muito conhecidas, sobre a transformação das marcas, em aspectos onde o consumidor através da sua opinião e intervenção consegue propor e ajustar produtos e serviços em novas oportunidades de negócio para as marcas.