Categoria 2

Social Analytics Summit

No passado dia 8 de novembro teve lugar a terceira edição do social analytics summit, o maior evento de monitorização e métricas em social media do Brasil (aqui).

 

O evento teve como oradores alguns dos mais reputados profissionais brasileiros da área e a plateia esteve também repleta de excelentes profissionais. Pode ver a lista e biografia dos oradores aqui.

 

O mercado brasileiro está bem mais avançado do que o português no que diz respeito a análise de performance e resultados em social media, e isso foi notório no evento, onde foram apresentados estudos de caso fantásticos.

Por exemplo, a DP6, apresentou uma análise bem completa onde demonstrou o impacto dos social media ( analisando por paid, owned e earned) nas vendas, e o papel dos vários social media na “customer journey”. Isto é, não foram capazes de medir apenas as conversões através de plataformas de social media, mas a forma como as mesmas contribuíram para as vendas posteriores.

 

Algumas conclusões gerais:

– Monitorização foi bem mais falada do que análise de performance. Neste mercado é comum as empresas apostarem numa ferramenta de listening e fazerem esta monitorização e análise de sentimento. Uma das frases-chave que ouvi e que esta importância foi do Paulo Vilarinho da W+K “já passamos a época das impressões, estamos na das expressões” (análise de sentimento).

 

– O cargo de Data analyst é comum mas as empresas têm apostado em Data strategists, que acompanham um briefing desde o momento que entra na agência e que vão apoiando toda a equipa e todas as decisões.

 

– Para além disso, as empresas brasileiras têm usado as mais diversas ferramentas de análise, não estando centrados em ferramentas de análise de social media. O Google Analytics foi das ferramentas mais mencionadas em todo o evento.

 

É importante que as empresas portuguesas entendam a importância de fazer esta monitorização e medição, para que consigam melhorar as suas apostas não só em social media mas em digital.

 

 

O Gabriel Ishida, um dos oradores que tenho o prazer de conhecer, fez um resumo bastante completo da conferência, aqui.

 

Podem também aceder às conversas do dia (tweets) aqui.

 

Podem ver as apresentações do primeiro dia (de workshops) aqui. Brevemente deverão disponibilizar as restantes.